add image
add image
News image

Salvador celebra os santos de junho com 25 dias de festa

Publicado em 01/06/2023

Começa neste dia primeiro de junho, mas serão 25 dias de festa, celebrando Santo Antônio e São João, resgatando a tradição dos festejos juninos na sua mais pura essência. E a festança vai acontecer na Praça Municipal, Praça da Sé, Terreiro de Jesus, Cruzeiro de São Francisco, Praça da Cruz Caída, Largo do Pelourinho, Santo Antônio Além do Carmo, Saúde e Mercado de São Miguel. 

Construída em acordo com a comunidade dos vários locais, a festa junina do Distrito Cultural do Centro Histórico de Salvador busca valorizar este lugar especial da Bahia, respeitando seu patrimônio, gerando trabalho, renda e oportunidades para comerciantes, moradores e grupos identitários e fomentando o empreendedorismo. 

Por isso, a festona tomará conta das ruas, largos, praças, dos casarões e instituições que existem no lugar oferecendo programações em dois circuitos : o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado por instituições públicas e privadas, com ingressos a preços populares. 

Pelas ruas os grupos culturais identitários também estarão fazendo a festa. Baianas com roupa típica estarão “Esperando na Janela” para fazer aquela foto; capoeiristas vão se apresentar com chapéu de couro, no clima de São João; Grupos percussivos vão desfilar tocando xote, xaxado e baião. 

O nosso Gonzagão – interpretado pelo ator Vitório Emanuel - volta a circular pelos circuitos fazendo aparições surpresa, cantando acompanhado de um sanfoneiro; e os  famosos carrinhos de cafezinho de Salvador estarão presentes oferecendo: “vai de cafezinho ou licorzinho?”

Ao todo serão realizadas 655 ações, 25 instituições envolvidas, em 146 pontos ativados públicos e privados, com a participação de 146 estabelecimentos comerciais. Serão criados 942 postos de trabalho direto, 1805 de trabalho indireto, 832 artistas serão contratados e 40 guias de turismo credenciados trabalharão. A expectativa de público é de 400 mil pessoas. 

O secretário de Cultura e Turismo, Pedro Tourinho, destacou a importância de mais uma ação para fortalecimento do Centro Histórico de Salvador. “A trezena do Santo Antônio já é uma festa tradicional da cidade. É com muita alegria que esse ano damos mais ênfase a esses festejos, seguindo a nossa política de aquecer o Centro Histórico da nossa cidade. Muito feliz também porque esse ano podemos apresentar uma programação extensa, com destaque para a Trezena de Santo Antônio que tem uma identidade própria e terá um cuidado especial junto com o São João do Centro Histórico”, declarou.

O São João do Centro Histórico é um oferecimento da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos. Tem apoio da AMVOX, Rede Bahia, Rádio Bahia FM, Ponto Outdoor e Mural Publicidade. É correalizado pelo SEBRAE e pela ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor – Salvador e uma realização da Sole Produções.


Subir