add image
add image
News image

Chegou a hora de dançar quadrilha no São João do Centro Histórico

Publicado em 21/06/2023

As quadrilhas juninas de Salvador têm um palco exclusivo e ganharam destaque no São João do Centro Histórico. As quadrilhas Germe da Era, Forró do Luar, Asa Branca, Arraiá das Marias, Imperatriz do Forró e Forró do ABC se apresentarão na Arena Arromba Chão, na Praça da Cruz Caída, Praça da Sé. Confira a programação:

Dia 22, quinta-feira

19h00 – Germe da Era

19h45 - Forró do Luar

20h30 – Asa Branca

 

Dia 23, sexta-feira

20h00 – Arraiá das Marias  

 

Dia 24, sábado

20h00 – Imperatriz do Forró

 

Dia 25, domingo

19h00 - Arraiá das Marias

20h00 - Forró do ABC

Saiba mais sobre as quadrilhas:

Quadrilha Mirim Germe da Era - A trajetória cultural começou em 1981 no Pero Vaz, com o Grupo de Samba Junino Germe da Era e a reza tradicional da Trezena de Santo Antônio. No período do São João o grupo saía pelas ruas da Liberdade e com uma concentração muito grande de crianças, então, a senhora Anatália Gonzaga, conhecida como Dona Naná, criou a Quadrilha Mirim Germe da Era e seguiu com os dois grupos durante 20 anos. A família Gonzaga Estrela deu prosseguimento ao grupo junino com a finalidade de manter a iniciativa sociocultural de sua fundadora, de mostrar a cultura junina e assim vem buscando angariar recursos para a manutenção do grupo, já que não existem concursos ou festivais juninos destinados aos grupos mirins. Ao longo desses anos os ex-integrantes da Germe brilhando nas quadrilhas adultas, como dançarinos e músicos, e tem esperança de estar inserida em políticas públicas que viabilizem a continuidade do trabalho com as crianças.

Quadrilha Mirim Forró do Luar - A quadrilha existe há mais ou menos 50 anos e faz um trabalho social e cultural com crianças e adolescentes através da Associação de Moradores do bairro de Massaranduba, na Cidade Baixa. O tema deste ano conta a história da tradição das bandeirolas e do motivo de não se soltar mais balão durante a festa de São João. Para não se perder essa tradição da decoração junina haverá o casamento entre a bandeirola e o balão para conscientizar as pessoas de continuarem essa linda tradição.

Quadrilha Asa Branca - Em 2023 a Quadrilha Forró Asa Branca completa 31 anos de história. Campeã em diversas disputas de quadrilhas, vencendo inclusive o nacional em 2012 (única da Bahia com o título), o grupo foi criado no bairro do Cabula/Resgate. O grupo nasceu em 1992, no condomínio “Chácara” e é considerado um dos precursores no quesito inovação, expressão de dança e resgate do popular. Com aproximadamente 120 componentes, conquistou mais de 40 prêmios, dentre eles o de melhor Quadrilha Junina do país e tem em sua proposta a mistura de vários elementos artísticos, como teatro, dança, música e intervenção 12 poética, construídos em forma de espetáculo, fortalecendo assim as raízes da cultura nordestina.

Arraiá das Marias - O grupo surgiu em 2016 da união de dois artistas baianos oriundos do movimento popular de quadrilhas juninas, a cantora e dançarina Isis Carla, idealizadora da banda Maria Coisa, e Roberto Cândido, músico, compositor e cantor da banda Fulô de Maria, projetos inspirados na estética da quadrilha junina e no repertório tradicional de forró pé de serra. Com a missão de resgatar tradições juninas o Arraiá das Marias é um espetáculo de quadrilha junina estilizada, todos caracterizados com indumentárias tradicionais promovem brincadeiras, coreografias, com marcador, casamento na roça e muita interatividade com o público.

Quadrilha Imperatriz do Forró – Fundada em 2015, a quadrilha junina do subúrbio da capital baiana possui cerca de 200 pessoas entre dançarinos e corpo técnico. Nasceu de uma quadrilha mirim do bairro Terezinha. Com oito anos de existência, sendo muito nova com parâmetro as quadrilhas existentes em Salvador e na Bahia, vem sempre se destacando e subindo ao pódio nos concursos em que participa. Se tornou em pouco tempo a maior junina da Bahia, com o quadro de brincantes (dançarinos juninos) de veteranos e jovens, levando a cultura nordestina aos mais jovens.

Quadrilha Forró do ABC - Fundada a 38 anos, em 9 de maio, a Forró do ABC é a junina mais antiga de Salvador e em atividade ininterrupta. Inicialmente formada para participar de uma gincana na Escola Professora Candolina, localizada no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, ganhou novos rumos e despontou no cenário junino da Bahia levando para o grande público temas sempre relacionados ao nordeste e seu sertão. Destacou-se por conseguir ser a grande campeã nos concursos de quadrilhas que eram realizados no Estado e foi pioneira em trabalhar com temas autorais, além de formar a sua própria banda. Hoje com cerca de 150 integrantes envolvidos diretamente.

O São João do Centro Histórico é um oferecimento da Coca-Cola e da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – Secult, da Saltur e da Fundação Gregório de Mattos. Tem apoio da AMVOX, Rede Bahia, Rádio Bahia FM, Ponto Outdoor e Mural Publicidade. É correalizado pelo SEBRAE e pela ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor – Salvador e uma realização da Sole Produções.

Assessoria de imprensa da Secult – Marivaldo Filho – 71 98780-2122
Assessoria de imprensa da ACHE / Sole Produções – Doris Pinheiro – 71 98896-5016


Subir